A creatinina é um resíduo produzido nos músculos de uma substância chamada creatina, que faz parte das reações que produzem a energia necessária para a contração muscular. A produção de creatinina ocorre em uma velocidade relativamente constante e é quase toda excretada pelos rins. Por isso, seu nível no sangue é uma boa medida da função renal.

Instruções:

Para que seu PET fique mais à vontade teremos um horário exclusivo para eles, por isso as coletas são com horário agendado, mas se preferir podemos ir até o seu domicílio.
Tenha sempre em mãos a requisição do Médico Veterinário.

Ligue e faça o seu agendamento!!!!

Jejum:
Desejável 8 horas (não obrigatório)

Material:
Sangue total (colhido em tubo de tampa vermelha ou amarela) ou Sangue total EDTA (colhido em tubo de tampa roxa)

Comentários:

Os níveis séricos de creatinina aumentam à medida que ocorre uma diminuição da taxa de filtração glomerular. Por isso, é utilizada como um marcador da função renal.

Instruções:

No processo de coleta recomendamos:

  • Evitar o máximo de estresse ao paciente;
  • Evitar o garroteamento prolongado;
  • Optar por coletas à vácuo e, quando não for possível, não demore para transferir o material coletado para o tubo com anticoagulante;
  • Identifique a amostra com os dados do paciente, tutor e do veterinário requisitante;
  • Armazene e envie de forma adequada – refrigeração indicada de 2°C à 8°C.

Jejum:
Desejável 8 horas (não obrigatório)

Material:
Sangue total (colhido em tubo de tampa vermelha ou amarela) ou Sangue total EDTA (colhido em tubo de tampa roxa)

Volume recomendável:
0,5  a 1,0 mL

Critério de Rejeição:
Hemólise acentuada

Comentários:

Os níveis séricos de creatinina aumentam à medida que ocorre uma diminuição da taxa de filtração glomerular. Por isso, é utilizada como um marcador da função renal. Constitui-se o parâmetro mais utilizado na avaliação da taxa de filtração glomerular. Por ser um metabólito da creatina, a creatinina é livremente filtrada nos glomérulos e sua concentração no filtrado glomerular é igual à concentração plasmática. Qualquer alteração na taxa de filtração glomerular reflete-se nos níveis séricos de creatinina. Em casos de azotemia seja renal, pós-renal ou pré- renal encontra-se aumentada

Fale pelo WhatsApp